Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

Destaque de Jeremias 29-31



(JEREMIAS 29:11) 11 “‘Pois eu mesmo conheço bem os pensamentos que tenho a vosso respeito’, é a pronunciação de Jeová, ‘pensamentos de paz, e não de calamidade, para dar-vos um futuro e esperança. . .
O “futuro” em que Jeová tem para nós é o mais desejável, se agora nos sujeitarmos à sua soberania universal, sendo o de paz, prosperidade e felicidade por meio de seu Rei-Servo, Jesus Cristo. Esta é a esperança que Jeová nos apresenta. Com pleno apreço, vamos agir em harmonia com ela.

(JEREMIAS 29:8) 8 Pois assim disse Jeová dos exércitos, o Deus de Israel: “Não vos enganem os vossos profetas que estão no vosso meio, nem os vossos adivinhos, e não escuteis os seus sonhos que estão sonhando. . .

Podem os sonhos que parecem transmitir conhecimento especial proceder de outra fonte a não ser de Deus?
 O Harper’s Bible Dictionary nos informa: “Os babilônios tinham tamanha confiança nos sonhos que na véspera de importantes decisões dormiam nos templos, aguardando conselho. Os gregos que desejavam instrução sobre saúde dormiam nos santuários de Asclépio [cujo emblema era uma serpente], e os romanos, nos templos de Serápis [às vezes associado com uma serpente enroscada]. Os egípcios preparavam livros elaborados para a interpretação de sonhos.” — (Nova Iorque, 1961), de Madeleine Miller e J. Lane Miller, p. 141.

No passado, Deus fez uso de sonhos para dar avisos, instruções e profecias, mas está ele dirigindo seu povo deste modo hoje?
Há referências a tais sonhos que se originaram de Deus em Mateus 2:13, 19, 20; 1 Reis 3:5; Gênesis 40:1-8.
Heb. 1:1, 2: “Deus, que há muito, em muitas ocasiões e de muitos modos [incluindo sonhos], falou aos nossos antepassados por intermédio dos profetas, no fim destes dias nos falou por intermédio dum Filho [Jesus Cristo, cujos ensinamentos estão registrados na Bíblia].”
1 Cor. 13:8: “Quer haja dons de profetizar [e às vezes Deus transmitia profecias a seus servos por meio de sonhos], serão eliminados.”
2 Tim. 3:16, 17: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar . . . a fim de que o homem de Deus seja plenamente competente, completamente equipado para toda boa obra.”
1 Tim. 4:1: “No entanto, a pronunciação inspirada diz definitivamente que nos períodos posteriores de tempo alguns se desviarão da fé, prestando atenção a desencaminhantes pronunciações [às vezes transmitidas por meio de sonhos] inspiradas e a ensinos de demônios.”

(JEREMIAS 31:15) 15 “Assim disse Jeová: ‘Ouve-se uma voz em Ramá, lamentação e choro amargo; Raquel chorando por seus filhos. Negou-se a ser consolada por causa dos seus filhos, porque eles já não existem.’”

Isto não significava que tivessem sido mortos, mas que tinham sido capturados e levados de sua pátria como exilados para um país inimigo. Sim, depois dum sítio aflitivo de 18 meses pelos conquistadores babilônicos, Jerusalém, que ficava junto à fronteira setentrional entre os territórios de Judá e de Benjamim, havia sido demolida, seu templo destruído, seu rei, seus príncipes e sacerdotes capturados, e a vasta maioria dos sobreviventes levada ao exílio em Babilônia. Até os meados do sétimo mês lunar (tisri) de 607 A.E.C., o país inteiro do Reino de Judá já fora abandonado pelos poucos judeus deixados, ficando desolado, sem homens ou animais domésticos. Tal estado desolado e desocupado desta terra fora divinamente decretado a continuar por 70 anos.
           
(JEREMIAS 31:16) 16 Assim disse Jeová: “‘Retém a tua voz do choro e teus olhos das lágrimas, pois há uma recompensa pela tua atividade’, é a pronunciação de Jeová, ‘e certamente retornarão da terra do inimigo’.
O que prova que criancinhas serão ressuscitadas?
Segundo Mateus 2:17, 18, a profecia sobre Raquel chorando por seus filhos cumpriu-se quando Herodes ordenou a matança de todos os meninos de dois anos de idade para baixo, em Belém e nas vizinhanças. (Jer. 31:15) A profecia prossegue dizendo: “‘Retenha a tua voz do choro e teus olhos das lágrimas, pois há uma recompensa pela tua atividade’, é a pronunciação de Jeová, ‘e certamente retornarão da terra do inimigo’.” (Jer. 31:16) Somente por serem levantadas da morte é que estas crianças chacinadas retornarão do Seol, para o consolo das mães que as perderam na morte. — 1/11 pp. 18, 19.

(JEREMIAS 31:20) . . .Por isso é que as minhas entranhas ficaram turbulentas por ele. Decididamente terei piedade dele”, é a pronunciação de Jeová.
  Precisamos esperar até que alguém nos ofenda pessoalmente ou até que alguém viole alguma regra ou lei, antes de mostrarmos misericórdia? De modo algum, mas podemos demonstrá-la a qualquer um em necessidade de ajuda, a estranhos, bem como a amigos e aos amados. A misericórdia deveras é a compaixão em ação.  
           
(JEREMIAS 31:33) 33 “Pois este é o pacto que concluirei com a casa de Israel depois daqueles dias”, é a pronunciação de Jeová. “Vou pôr a minha lei no seu íntimo e a escreverei no seu coração. E vou tornar-me seu Deus e eles mesmos se tornarão meu povo.”

Essas leis, inscritas no coração, teriam menos probabilidade de deixar de ser amadas pelos que obedecessem a elas. Postas “na sua mente”, havia menos probabilidade de serem esquecidas. Portanto, os cumpridores dessas leis dizem, nas palavras do Salmo 119:97: “Quanto eu amo a tua lei! O dia inteiro ela é a minha preocupação.” Do seu íntimo, fixam suas afeições nas leis de Jeová, conforme dadas por meio de Seu Mediador, Jesus Cristo. Assim, com a motivação correta, estão determinados a cumprir essas leis preciosas. Isto se aplica tanto aos do “pequeno rebanho” que estão no novo pacto, como aos da “grande multidão” de “outras ovelhas” que não estão no novo pacto, mas estão sob ele. — Veja 1 João 5:3; João 14:15.

(JEREMIAS 31:35, 36) . . .Assim disse Jeová, o Dador do sol para luz de dia, dos estatutos da lua e das estrelas para luz de noite, o Agitador do mar, para que as suas ondas se tornem turbulentas, Aquele cujo nome é Jeová dos exércitos: 36 “‘Se estes regulamentos pudessem ser removidos de diante de mim’, é a pronunciação de Jeová, ‘estes que são a descendência de Israel poderiam igualmente cessar de mostrar ser para sempre uma nação diante de mim’.”
Para manterem a relação com “nosso Salvador, Deus”, os da “grande multidão” precisam permanecer unidos com o restante dos israelitas espirituais. Por quê? Porque estes israelitas espirituais são a “nação santa” e  Jeová não pode permitir que o Israel espiritual deixe de existir na sua organização universal, assim como tampouco pode deixar que cessem os luzeiros celestiais que regulam a luz da terra. Nos céus, o Israel espiritual será a Nova Jerusalém, na qual Jesus Cristo reinará sobre a “grande multidão” sobrevivente e todos os mortos humanos ressuscitados para a vida na terra paradisíaca. — Rev. 21:2-24.

Comentário do AbcTJ

Por estudarmos a bíblia em nosso estudo pessoal ou familiar estaremos contribuindo para que a lei de Jeová fique gravada em nosso intimo e coração como diz Jeremias 31:33, também estarem fortificando nossa armadura espiritual que pode ser testada a qualquer momento e o mais importante, agradamos o coração de Jeová por mostrar apreço por suas provisões.

0 Comentaram (Comente também):

Postar um comentário

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.